SigLoja

Irmãos Atuantes – Controle através do Sistema de Pontuação

Masonic-Ring

Muitas vezes um Irmão é atuante na Ordem e fora dela, mas nem sempre isso é medido ou recompensado.

Tentaremos expor um pouco onde cada Irmão poderá atuar e por fim demonstraremos um meio para que isso seja medido e sempre que possível recompensado, não que quem faz espera por isso, mas sempre é bom recompensar aqueles que de fato fazem a diferença, desta forma, a intenção é que façamos com que realmente os Irmãos queiram participar mais e se sentir mais envolvido.

 

Na Ordem

Muitas são as atividades que podem ser realizadas dentro da Ordem, tanto em Loja como a nível regional, estadual, nacional e até internacionalmente. Tudo isto vai depender do quanto o Irmão está disposto a contribuir para o engrandecimento da Ordem.

Em Loja estão disponíveis os mais variados cargos, tanto eletivos como Venerável, 1º e 2º Vigilantes, Tesoureiro, Secretário; como os não eletivos, que são todos os demais cargos e estes muitas vezes de escolha da administração ou pelo simples fato do Irmão se oferecer em ajudar. Além dos cargos, o simples fato de estar presente nas sessões, fazer a apresentação de trabalhos de grau ou simplesmente levar peças de arquitetura para o período de estudo, já contribui sobremaneira com a Loja, tornando-a muito mais atrativa, fazendo com que os Irmãos tenham vontade de ir para aprender novos ensinamentos ou ainda ensinamentos antigos, visto por um ângulo diferente.

Fora de Loja, mas ainda no município, os Irmãos podem ajudar em confraternizações ou eventos em conjunto com outras Lojas, tanto para realizar Jantares de Solstício/Ritualístico, como para eventos para arrecadar fundos para construção de templo e até mesmo para ajudar outras entidades filantrópicas.

A nível regional, estadual ou nacional, tanto o Irmão pode ser um Delegado ou Secretário em diversas áreas e ajudar a Potência nos diversos níveis ou ainda em grupos de lojas para formar uma entidade representativa, mas conhecida como SOMAR – Sociedade Maçônica Regional. A nível internacional ainda o Irmão poderá atuar a cargo do Grão-Mestre como um representante da Potência para fazer tratados de reconhecimento com outras Potências.

 

Fora da Ordem

Existem diversos Irmãos que dentro da Ordem podem não ser tão atuante, mas fora dela se preocupa com as Entidades Paramaçônicas e até mesmo com projetos presididos por Irmãos, seja filantrópico, de interesse comum ou até mesmo grupos junto da comunidade.

As Entidades Paramaçônicas vão desde Lowtons, Abelhinhas, Arco Íris, DeMolays, Filhas de Jó e APJ – Associação Paramaçônica Juvenil, além dos grupos compostos pelos próprios Irmãos como Bodes do Asfalto, Pelicanos, AMEM – Associação de Médicos Maçons ou ainda apoiados pela Maçonaria como a Fraternidade Feminina para as Cunhadas.

Além disso, está muito forte a participação de Irmãos em Observatórios Sociais e em grupos/conselhos em entidades governamentais.

Seja para dar apoio aos Jovens, às Cunhadas ou ainda em participar de grupos com interesse em comum, todos estes podem ser uma forma de integração fora da Ordem, levando a estes os ensinamentos e virtudes da Ordem.

 

Como medir?

Geralmente a medição desta participação não é realizada ou ainda pouco realizada, simplesmente registrando os Certificados de Participação que são recebidos em Loja, mas também não tendo uma forma prática de classificar esta participação.

O Irmão Secretário ou Chanceler poderia fazer esta classificação, mas mesmo assim a informação poderia não ser tão rápida para coletar ou talvez não fosse uma forma correta de pontuação, só pela quantidade de certificados.

Mais para frente demonstraremos como tornar este processo mais prático e rápido, atribuindo pesos diferentes para cada tipo de participação.

 

Como recompensar?

O fato aqui não é fazer disto uma concorrência entre os Irmãos, mas pelo puro fato de mensurar a participação dentro e fora dos templos e dar o devido estímulo a todos. Mas quem não gostaria de receber um mimo, mesmo sem pretensão, só pelo simples fato de participar mais ativamente? Pode ser um livro, maçônico ou não; pode ser um esquadro e compasso em madeira; uma adaga para abrir envelope ou até mesmo uma estátua em gesso no Grau correspondente ao Irmão. Pode ser recompensado um Irmão em cada Grau ou simplesmente aquele que mais teve participação no geral.

Existem algumas Lojas especializadas em produtos maçônicos como Loja do Bode (lojadobode.com.br), Shop Mason (shopmason.com.br), Loja do Maçom (lojadomacom.net), Maçom Center (macomcenter.com.br), Atelier do Maçom (atelierdomacom.com), Atelier koning (atelierkoning.com), Revista Consciência (revistaconsciencia.com.br), JP Alfaias (jpalfaias.com.br) entre outros.

 

Como tornar o processo mais prático e rápido?

Uma forma de se fazer isso, seria planilhar as informações, relacionando o Irmão, a Atividade e definir uma Pontuação para cada Tipo de Atividade, ao final seria o campeão aquele que maior pontuação ganhasse.

Para facilitar este serviço, a MasonWeb, através do SigLoja e eLoja, proporcionam uma ferramenta chamada Sistema de Pontuação, sendo que cada Loja pode criar suas Atividades e atribuir uma Pontuação para cada Atividade. Por padrão, o sistema já cria algumas Atividades com as respectivas Pontuações como base para a Loja:

Atividade Pontos
Apresentação de Proposta Aprovada em Plenário 2
Autoria de Proposta Aprovada 2
Participação em confraternização da loja ou externa 3
Participação em eventos de integração da Maçonaria (de Mollay, filhas de Jó, etc) 4
Participação em comemorações externas (farroupilha, solstício, jantar ritualístico) 6
Participação em seminários, treinamentos, capacitações regionais da Obediência 10
Participação como expositor no período de estudos 1
Apresentação de trabalho na loja 3
Participação em sessão de iniciação, exaltação ou elevação de outra loja 8
Participação em sessão de iniciação, exaltação ou elevação da loja 8
Participação em sessão econômica em outra loja 5
Participação na sessão regular da loja 5

Conforme o quadro acima, um Irmão que tivesse “Participação na sessão regular da loja”, ganharia 5 Pontos, mas caso ele faça no mesmo dia uma “Apresentação de trabalho na loja”, ele ganharia mais 3 Pontos e se fizesse uma “Participação como expositor no período de estudos” com algum conteúdo fora o trabalho apresentado, receberia mais 1 Ponto.

Veja que, se o Ir.’. fizer outras visitas à outras Lojas na semana, ele ganhará mais 8 Pontos para “Participação em sessão de iniciação, exaltação ou elevação de outra loja” ou ainda 10 Pontos para “Participação em seminários, treinamentos, capacitações regionais da Obediência”.

Fazendo todos os registros, mediante Certificados de Presença ou comprovações através de foto ou autorizado pelo Venerável, a qualquer momento será possível emitir relatório com o ranking dos Irmãos:

irmaos-atuantes-ranking

É possível ainda filtrar o Período e também escolher o Grau.

Existe ainda a opção para gerar o relatório por Atividade para saber quais Irmãos tiveram participação por exemplo de “Apresentação de trabalho na loja” em determinado período.